O deputado estadual Lauro Davi (PROS-MS), que é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul, realizará nesta terça-feira (20/05), uma audiência pública para debater a implantação do Centro de Transplante de Medula Óssea e Laboratório de Células Tronco-Hematopoiéticas no Hospital Regional do estado.
A audiência tem o objetivo de discutir a implementação do transplante de medula no estado. Além disso, o deputado Lauro Davi apresentou um projeto de Lei que visa instituir a política estadual de mobilização para a doação de medula óssea no Mato Grosso do Sul.
O médico Marcelo Santos Souza, que é responsável pelo Centro de Tratamento Onco-Hematológico Infantil do Hospital Regional de MS, acredita que a implantação do Centro de Transplante de Medula Óssea e Laboratório de Células Tronco-Hematopoiéticas será de grande importância para ajudar a salvar vidas dos pacientes que necessitam de tratamento. “Com esse centro, o paciente que hoje tem 0% de chances de cura, passa a ter no mínimo 50% de chances de ficar curado e consequentemente levar uma vida normal, então essa é a maior importância de implantar esse centro no Hospital Regional de MS”, disse o médico.
Para o deputado Lauro Davi, o importante será conscientizar e sensibilizar as autoridades competentes de que vidas podem ser salvas com a implantação do centro e de políticas que priorizem a doação de medula óssea em MS. “Vamos debater sobre esse assunto e buscar o apoio necessário para que com esse Centro de Transplante e a política de mobilização para doação de medula óssea, vidas possam ser salvas com maior frequência no estado e região”, afirmou o parlamentar.
19.05.2014



