O deputado federal Domingos Neto (PROS/CE) propôs que a Comissão de Educação realizasse um debate sobre a situação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O parlamentar aponta que, segundo dados do Ministério da Educação (MEC), o número de novos contratos do Fies cresceu quase dez vezes em cinco anos, passando de 76,2 mil contratos em 2010 para 731,3 mil em 2014.
Atualmente, o MEC discute uma forma mais organizada de receber novos financiamentos pelo Fies, para evitar que a demanda chegue de maneira aleatória por parte dos estudantes e esteja vinculada a cursos de ensino superior de qualidade”, disse o deputado.
Foram convidados para a discussão: a presidente da CFT, Soraya Santos; o secretário-executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa; o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antônio Idilvan de Lima Alencar; a presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), Amábile Pacios; o presidente da Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu), Paulo Antônio Gomes Cardim; a vice-presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), Elizabeth Guedes; o presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Gabriel Mário Rodrigues; o diretor-executivo do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior de São Paulo (Semesp), Rodrigo Capelato; e a coordenadora nacional do Movimento em Defesa do Fies, Julliene Cabral Salviano da Silva.
Serviço
A Comissão de Educação debate na quinta-feira (21), às 9h30, a situação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A audiência será realizada no plenário 10.


