Convidado pelo Parlamento Latinoamericano y de ParlAméricas, o deputado federal Domingos Neto (PROS/CE) participou como palestrante na VII Cúpula das Américas, realizada nesta sexta-feira (10) no Panamá.
Domingos Neto, fez uma apresentação no Painel de abertura do Evento “Inovaciones Democratícas”. O objetivo, de acordo com o convite feito ao deputado, é criar um espaço para que os parlamentares possam compartilhar as experiências relativas aos seus trabalhos em prol da transparência legislativa.
No painel, também foram palestrantes Alejandro Encinas Rodrigues, senador do México, José Roberto Alejos, congressista de Guatemala, Gina Godoy, Assembleista de Equador e um membro do parlamento do Canadá. As exposições foram seguidas de debates com todos os participantes.
Este ano, o encontro, que agrupa os 34 países membros da Organização dos Estados Americanos – OEA a cada três ou quatro anos, assumiu uma importância maior pela participação, na primeira vez da história, do Presidente Raul Castro após a expulsão de Cuba da OEA em 1962.
O segundo painel, teve exposições de parlamentares do Panamá, Chile, Costa Rica, Colômbia e Trinidade y Tobago e tratou da Ética Parlamentar. A VII Cúpula das Américas sucede a Cúpula de Cartagena, realizada na Colômbia, em abril de 2012, na qual as nações do continente decidiram, por unanimidade, que novas reuniões não poderiam acontecer sem a presença do governo de Havana, contrariando posição dos Estados Unidos que nas edições anteriores – de 1994, 1998, 2001, 2005, 2009 e 2012, excluiu o país dos irmãos Castro. Ao final da VII Cúpula das Américas será aprovado o “Memorando de Entedimiento entre ParlAmericas y el Parlamento LatinoAmericano”.
Assessoria de Imprensa do Deputado


