A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amapá (ALEAP) definiu na manhã desta segunda-feira (04), uma agenda de visitas técnicas às unidades de saúde, englobando maternidade, pronto-socorro, Pronto Atendimento Infantil (PAI), Hospital de Clinicas Alberto Lima (HCAL) e unidades de pronto-atendimento (UPA’s) da capital e hospitais do interior.
As visitas foram definidas em reunião ordinária e já tem datas e destinos certos até o mês de maio, quando a comissão estará deslocando-se para o Arquipélago do Bailique. “No final do ano a Comissão pretende se reunir para fazer uma avaliação geral da rede de saúde do estado, após todas as visitas”, explicou o presidente da Comissão, deputado Jaci Amanajás (PROS/AP).
O deputado explica que as visitas não pretendem fiscalizar os locais e sim perceber como está sendo feito o atendimento, as condições de infraestrutura, conversar com funcionários e pacientes e, com isso, conhecer as reais necessidades do setor da saúde: “O que queremos é unir esforços para melhorar a saúde pública, então, o que temos é o intuito de contribuir, de unir-se ao estado e aos gestores para que possamos também dar a nossa parcela de contribuição”, esclareceu.
O deputado Max da AABB (PSB) falou sobre a importância das visitas. “Às vezes o problema da saúde não está nem relacionado à falta de recursos, mas a uma questão de gestão, principalmente no interior”, declarou.
Durante a sessão foi aprovado uma visita ao governado do Estado, Waldez Góes (PDT), para discutir a questão dos plantões médicos que não podem ultrapassar o teto constitucional no valor de R$ 30 mil para o servidor público. “Com isso as escalas estão ficando com deficiência de médico, prejudicando o atendimento à população”, frisou Jaci Amanajás.
Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção – Cleber Barbosa | Texto: Everlando Mathias | Foto: Gerson Barbosa
www.al.ap.gov.br | www.casadeleis.blogspot.com.br


