A Comissão de Seguridade Social e Família debate em audiência pública, na próxima quinta-feira (18), as atividades dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Um dos objetivos é discutir o papel das ações desses profissionais a serem desenvolvidas no novo cenário de Atenção Básica de Saúde, com ênfase na saúde preventiva da população brasileira.
O evento foi solicitado pelos deputados Dr. Jorge Silva (PROS/ES), Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE), Adelmo Carneiro Leão (PT/MG), Odorico Monteiro (PT/CE), Pompeo de Mattos (PDT/RS), Geraldo Resende (PMDB/MS), Benedita da Silva (PT/RJ), Leandre (PV/PR), Jorge Solla (PT/BA), Carlos Gomes (PRB/RS), Dr. João (PR/RJ), Mandetta (DEM/MS), Alexandre Serfiotis (PSD/RJ), Carmen Zanotto (PPS/SC), Célio Silveira (PSDB/GO) e Miguel Lombardi (PR/SP).
Segundo os parlamentares, esses profissionais “são protagonistas das principais estratégias e ações da saúde pública voltadas para a educação e prevenção em saúde da nossa população, se tornando uma categoria organizada e detentora de inúmeras conquistas de âmbito trabalhistas e especialmente na área de coberturas vacinais e de mobilizações sociais na promoção de campanhas de saúde relevantes nos últimos anos”.
Convidados
Foram convidados para discutir o assunto com os integrantes do colegiado:
– um representante do Ministério da Saúde;
– a presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), Ruth Brilhante;
– o presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), José Fernando Casquel Monti;
– o presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Gadelha; e
– o presidente da Federação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Fenasce), Fernando Cândido do Nascimento.


