O deputado Dudimar Paxiúba (Pros-PA) relatou, em Plenário, audiência que teve com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, na última quarta-feira (16), para discutir as consequências das cheias dos rios Tapajós e Madeira. Neste inverno, informou o parlamentar, as águas subiram desproporcionalmente em decorrência da densidade pluviométrica nas cabeceiras do rio Tapajós.
“Todos os municípios que ficam à margem do rio sofreram, e muito, com o inverno pesado ocorrido na Amazônia, como os municípios de Jacareacanga, de Itaituba, de Aveiro e até mesmo de Santarém, que começa a sofrer as consequências deste rigoroso inverno e das cheias um tanto quanto anormais do rio”, disse Paxiúba, ao defender que essas cidades precisam urgentemente de atendimento das autoridades competentes.
Dudimar Paxiúba informou que, na audiência, o ministro Francisco Teixeira e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira Junior, garantiram que os recursos aos municípios serão assegurados.
O deputado ressaltou que, para acessar os recursos, os municípios precisam apresentar decretos de emergência e também alimentar o sistema da Secretaria de Defesa Civil. “Com isso, posteriormente, poderemos fazer injunções políticas para garantir a liberação dos recursos no momento oportuno”, disse Paxiúba.



