“É um grande passo”, afirma Gastão sobre aprovação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicos para o uso comercial da Base de Alcântara

Aprovado pelo Plenário da Câmara dos Deputados na última semana, o Acordo de Salvaguardas Tecnológicos (AST) que permite o uso comercial da Base de Alcântara, no Maranhão, será fundamental para o desenvolvimento da ciência e tecnologia brasileiras. É o que acredita o deputado federal Gastão Vieira (PROS-MA). “É algo que pode dar sustentação ao nosso desenvolvimento científico e tecnológico não apenas na área espacial no Maranhão, mas para todas as áreas do país”, afirmou.

Na visão do parlamentar, o acordo é uma oportunidade, inclusive, para que o Brasil saia da crise. O Brasil entra no seleto grupo de lançadores de satélites e foguetes e poderá ter uma receita de mais de 300 bilhões de dólares, é um grande passo”, declarou Gastão.

O texto aprovado tramitou na forma do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 523/19, e segue para análise do Senado.

Segundo o acordo, o Brasil terá de garantir que as tecnologias usadas em Alcântara e suas patentes estejam protegidas contra uso ou cópia não autorizadas. O ato protege equipamentos de outros países que sejam lançados da base brasileira com aval dos dois governos e proíbe a divulgação de informações sobre os foguetes, espaçonaves e outros equipamentos, a não ser que expressamente autorizado. O acordo não prevê cessão de território aos Estados Unidos.

(Com informações da Redação PROS na Câmara)

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS

Receba nossas atualizações e notícias

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Notícias

PROS está com Lula, em Goiás e no Brasil!

Hoje, na sede nacional do PROS, reuniram-se a presidente do PT Goiás, Katia Santos e o presidente nacional do PROS, Eurípedes Junior, para tratar sobre

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está online para atender ao público.
? Olá em que posso ajudar?

ACESSAR SGP