Celebrado em 10 de setembro, o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio é uma data que propõe, através da campanha denominada “Setembro Amarelo”, uma reflexão sobre a importância de combater o suicídio.
Ao reforçar o apoio do Partido Republicano da Ordem Social à causa, o Presidente Nacional do PROS Euripedes Júnior, chama a atenção para a adoção de medidas preventivas de combate ao suicídio. “O suicídio é um problema de saúde pública. A adoção de medidas preventivas torna-se cada vez mais necessária e urgente, se considerarmos a quantidade de casos registrados no Brasil. É por isso, que o PROS apoia essa causa e reforça a necessidade de combater o suicídio, a depressão e tantos outros problemas de saúde mental”.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que o suicídio é a terceira causa de óbito entre os jovens de 15 a 29 anos, ficando atrás apenas de violência interpessoal e acidentes de trânsito.
Ainda segundo a OMS, garantir ajuda e atenção adequada são essenciais para reverter essa situação uma vez que, a prevenção é fundamental. A primeira medida preventiva é a educação.
No Brasil, a campanha Setembro Amarelo foi criada em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina(CFM), com o intuito de conscientizar a população brasileira sobre a prevenção do suicídio.

