O Líder do PROS, deputado federal Acácio Favacho (AP), lamentou em discurso no Plenário da Câmara dos Deputados a morte de dezoito pessoas no naufrágio da embarcação Anna Karoline 3 na madrugada de sábado (29), no rio Jari no sul do Amapá. O deputado afirmou que infelizmente o cenário não é surpreendente.
“É com um grande pesar e com aperto no coração, que venho aqui relatar mais uma tragédia fluvial, ocorrida em meu estado. O que vem nos deixando ainda mais apreensivos, é que como de costume, infelizmente, pela falta de uma fiscalização mais rigorosa, o número exato de passageiros que estavam a bordo da embarcação é desconhecido. Segundo informações não oficiais o barco transportava entre 60 a 70 pessoas”, afirma o deputado.
Segundo a imprensa, são 25 vítimas fatais, 49 sobreviventes e com 12 pessoas desaparecidas. O parlamentar também em seu discurso agradeceu aos órgãos competentes do estado do Amapá, do Pará e a Marinha do Brasil, que prestaram de forma ágil, todo o atendimento necessário no local do acidente.
Favacho também reclamou em seu discurso dos problemas de fiscalização das embarcações de transporte fluvial na Amazônia. “Não posso deixar de demonstrar a minha total indignação com esse terrível fato, e tolerar a falta de maior rigor na fiscalização ao transporte fluvial na Amazônia, que é de fundamental importância para àquela população, que utiliza os rios da região como estradas diariamente. E, nesse momento tão lastimoso, quero também deixar aqui a minha solidariedade às famílias das vítimas e peço a Deus, que derrame sobre todos, as suas bênçãos”, afirma o deputado.
As causas do acidente ainda não foram divulgadas. O comandante da embarcação disse à Marinha que um vento forte atingiu o veículo e derrubou passageiros na água. Um inquérito foi instaurado para investigar o caso.
Redação PROS na Câmara

