Por meio de nota, o Diretório do Partido Republicano da Ordem Social do Paraná (PROS-PR) manifestou solidariedade às Universidades e Institutos federais do Estado em virtude do contingenciamento de recursos para o Ensino Superior anunciado pelo Governo Federal. “Conclamamos o Ministério da Educação a reverter estes bloqueios orçamentários que podem inviabilizar o funcionamento destas instituições e que abra diálogo republicano sobre este tema com os Reitores”, diz a nota.
Confira a íntegra:
O PROS PARANÁ manifesta solidariedade às instituições federais de Ensino Superior do nosso Estado, estudantes, universitários e toda comunidade escolar, em relação ao corte orçamentário recentemente anunciados pelo Governo Federal.
Entendemos que formação de qualidade aos nossos estudantes bem como o fomento da ciência e tecnologia, devem ser tratados como prioridade nacional, junto, naturalmente, com o necessário investimento nos outros níveis de Educação.
É preciso que haja, mesmo no momento de crise econômica, o estabelecimento do diálogo com os atores envolvidos nesses cortes e de um debate público sobre as prioridades nacionais, nas quais a Educação deve ocupar lugar de destaque.
Por isso, conclamamos o Ministério da Educação a reverter estes bloqueios orçamentários que podem inviabilizar o funcionamento destas instituições e que abra diálogo republicano sobre este tema com os Reitores.

