A deputada federal Clarissa Garotinho (PROS-RJ) se reuniu essa semana com a Secretária Nacional da Família, Angela Gandra, para apresentar o Programa de incentivo à adoção de crianças maiores de 5 anos. “A equipe técnica do ministério avaliará a proposta. A adoção de crianças maiores de 5 anos é um desafio no Brasil. Estamos firmes nessa luta para que cada criança consiga ganhar uma família! Um abrigo, por melhor que seja, nunca será comparado a um lar”, afirmou a parlamentar.
O mesmo Programa foi apresentado pela deputada ao Presidente da República, Jair Bolsonaro durante a reunião da bancada feminina realizada recentemente no Planalto. “O programa Um Lar para Mim, está em efetividade no estado do Rio de Janeiro e tem como objetivo o incentivo a adoção de crianças acima da faixa etária de 5 anos de idade. No Brasil, existem cinco vezes mais famílias dispostas a adotar do que crianças para serem adotadas, explicou Clarissa.
A parlamentar é autora do Requerimento de Indicação773/19, que sugere a criação de um auxílio-adoção para servidores. De acordo com o programa, famílias que optarem pela adoção de crianças e adolescentes podem receber benefício que varia entre três e cinco salários mínimos, variando de acordo com a faixa etária. O incentivo também seria aplicado para famílias que optarem pela adoção de crianças de zero a cinco anos com deficiência ou doença grave que exija acompanhamento médico permanente.
Vale lembrar que, dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revelam que atualmente cerca de nove mil crianças aguardam por adoção em instituições de acolhimento de todo o País, mas apenas 7,3% dos pretendentes à adoção aceitariam crianças com mais de 5 anos. (Com informações da Redação PROS na Câmara)

