Em solenidade, Eros Biondini defende a valorização das Comunidades Terapêuticas do Brasil

Em busca de acolher e apoiar usuários de substâncias psicoativas, as Comunidades Terapêuticas surgiram no Brasil para colaborar na recuperação de dependentes químicos. Desde a década de 60, essas casas de acolhimento vêm suprindo a falta de opções deste tipo de atendimento, pelo poder público, àqueles que necessitam de tratamento.

Em homenagem aos 50 anos de instalação das Comunidades Terapêuticas no país, a Câmara dos Deputados realizou nesta quarta-feira,20, a Sessão Solene em homenagem ao trabalho que vem sendo realizado por essas instituições.

A solenidade foi requerida pelo deputado federal Eros Biondini (PROS-MG), que é também, o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Terapêuticas, Acolhedoras e APAC’s. “Esta sessão solene, uma das mais prestigiadas da história da Câmara dos Deputados, faz uma justa homenagem a essas instituições que durante a nossa história, acolheram e recuperaram nossos dependentes químicos. Essas comunidades precisam ser valorizadas, reconhecidas e apoiadas para que continuem acolhendo e ajudando nossas famílias a recuperarem seus filhos”, destacou o parlamentar.

Segundo a Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas (Confenact), as 412 comunidades autorizadas no país, realizam mais de 28 mil acolhimentos por ano e cerca de 80 mil atendimentos diários.

Além do apoio e do acolhimento, as Comunidades Terapêuticas promovem ainda, a reinserção dos recuperados na sociedade como conta a “ex-acolhida”, Patrícia Magalhães. “Foi nas comunidades terapêuticas que eu aprendi a resgatar os meus valores e encontrar uma nova maneira de viver. Depois que eu saí, decidi a dedicar a minha vida e focar a minha carreira profissional para ajudar as pessoas com dependência química. Hoje eu sou pedagoga, especialista em prevenção ao uso de drogas”, revelou a professora, que atualmente integra a equipe de assessoria do deputado Eros Biondini e preside o PROS Mulher de Minas Gerais.

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está online para atender.Fale com o PROS via WhatsApp!
👋 Olá, como posso ajudar?