A política sobre drogas será intensificada no Tocantins durante este ano de 2017. Esse é o entendimento dos participantes do I Encontro Estadual do Colegiado de Presidentes de Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas, promovido na última quarta-feira, 15, em Palmas, com o apoio da Gerência de Prevenção Sobre Drogas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju).
O objetivo do encontro, que agora será realizado trimestralmente, foi fomentar, unificar e garantir uma maior efetividade das ações da política sobre drogas no Estado.
Este ano, o Fundo Estadual Sobre Drogas conta com recursos da ordem de R$ 5 milhões para promover diversas ações nessa área, com base em um extenso calendário de atividades que foi apresentado aos representantes de conselhos municipais dos municípios de Palmas, Peixe, Gurupi, Miranorte, Natividade, Araguaína e Nova Olinda, presentes no encontro.
O recurso está contemplado no Plano Plurianual (PPA 2017), fruto de emenda parlamentar do deputado Eli Borges (PROS-TO), é infinitamente maior que os R$ 410 mil destinados ao fundo em 2016, o que vai possibilitar realizar seminários, cursos, campanhas, além de apoiar a criação e a implantação de novos conselhos municipais, a elaborar projetos para a realização de concurso de trabalhos acadêmicos, bem como editais para apresentações nas escolas, por meio de teatro e circo, e ainda cursos de captação profissional aos dependentes químicos e até atividades de prevenção em comunidades quilombolas, entre outras coisas.
Fonte: Portal Tocantins.

