A Câmara dos Deputados realizou na manhã desta quarta-feira (15) sessão solene em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. O deputado Eros Biondini, integrante da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, alertou para a necessidade de políticas públicas que atendam aos idosos no Brasil.
“Em Minas Gerais, nós temos em torno 2 milhões e 600 mil habitantes acima de 60 anos, e eu que tive a oportunidade de ser votado em 830 dos 853 municípios de Minas, vivencio no dia a dia a luta dos idosos, essa realidade, de sofrimento e luta, que muitas vezes sofrem com o abandono, sofrem com a violência”, lamentou Biondini.
De acordo com o parlamentar, para mudar essa realidade é preciso investimentos em políticas públicas.
“Nos clamamos por políticas públicas de qualidade para os idosos, para que todos tenham a oportunidade de realizar atividades que os façam sentir cada vez mais úteis. Para que não sejam vítimas de violência e não se sintam, muitas vezes, vítimas também de um assistencialismo que não os priorizam e lhes tirem dignidade”, afirmou Biondini.
15 de junho
A data escolhida em 2006 para celebrar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, tem por objetivo criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e, simultaneamente, disseminar a ideia de não a aceitar como um fenômeno normal.
Fonte: Redação/Pros na Câmara

