Durante a audiência pública realizada nesta quarta-feira, 08, na Câmara Federal, o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes informou aos parlamentares que a pasta só tem recursos para pagar as bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) até setembro deste ano.
Presente na audiência, o deputado federal Gastão Vieira (PROS-MA) comentou as consequências do bloqueio de gastos para área de ciência e tecnologia. “O ministro acabou de nos dizer que o CNPQ não tem verbas para pagar os bolsistas porque já tem um déficit de quase R$ 300 bilhões. Evidentemente isso vai dar um impacto, pois vai interromper pesquisas. Lembrando que grande parte destas pesquisas são de alto nível e acontecem exatamente nas universidades federais brasileiras”, salientou o deputado.
O parlamentar criticou ainda, o corte de 30% no orçamento das universidades públicas e institutos federais. “Quem acompanha minha atuação parlamentar, principalmente na área de educação, sabe que eu sou defensor tanto da educação básica quanto da educação superior. Com certeza este corte abrupto vai desmobilizar e gerar uma série de impactos no bom funcionamento das instituições públicas federais brasileiras. Não podemos aceitar”, acrescentou Gastão.

