O Presidente Nacional do PROS, Euripedes Junior e membros da Executiva Nacional do Partido reuniram-se, nesta quinta-feira (26), com alguns de seus deputados federais e cientistas políticos para discutirem a reforma política.
Visando o melhor posicionamento frente à matéria na Câmara dos Deputados, bem como atender o tipo de política que a sociedade procura, o PROS convidou três cientistas políticos – Professor Me. Leandro Gabiati, Professor Me. André Jácomo e o Professor Dr. Paulo Marques – para discutir de forma geral este tema que está em alta na agenda política brasileira.
Os especialistas retrataram o cenário atual e destacaram os principais pontos em questão no Congresso Nacional como financiamento de campanha, cláusula de barreira, coligações e fusão de partidos.
Durante a fala do Professor Me. Leandro Gabiati, foram apresentado os principais projetos em andamento na Câmara e no Senado, bem como a celeridade dos parlamentares na tentativa de aprovação de cada um deles.
O especialista André Jácomo trouxe estatísticas, baseadas nas Eleições 2014, que mostram o número que cada partido teria ao fim das eleições, simulando diferentes situações, como a implantação do “distritão”, o fim das coligações e outras.
Finalizando a explicação dos cientistas políticos, o Dr. Paulo Marques frisou aspectos sociológicos dos impactos que envolvem a reforma política. “Essa é uma oportunidade única pra o PROS dialogar com a sociedade para entender e possivelmente defender quais são os principais anseios em relação ao tema”, declarou.
Outra importante colocação foi levantada pela Chefe de Gabinete da Liderança do PROS na Câmara, Juliana Freitas, que revelou significantes aspectos jurídicos que envolvem a problemática.
Posição dos deputados
Para o deputado federal Valtenir Pereira (PROS/MT), titular da Comissão Especial da Reforma Política, é preciso trabalhar com muita seriedade para que essa seja uma reforma política em consonância com a população. “Devemos sintonizar os pensamentos com as ruas. O ponto principal é fortalecer as instituições partidárias para que se aproximem dos cidadãos e evitar que a corrupção interfira nas eleições”, disse.
Os deputados presentes, Hugo Leal (PROS/RJ), Beto Salame (PROS/PA) e Ronaldo Fonseca (PROS/DF), também fizeram considerações sobre os modelos que acreditam ser relevantes para a discussão do tema. Também esteve presente, na ocasião, o ex-ministro Gastão Vieira, atual presidente estadual do PROS no Maranhão.
Previamente à reunião, o deputado federal Miro Teixeira (PROS/RJ) conversou com o Presidente Nacional Euripedes Junior, o Vice-presidente Moacir Bicalho e o Secretario de Relações Institucionais Felipe Espirito Santo sobre o que ele defende ser ideal para a reforma política: o “distritão” e o financiamento privado de campanha. Justificando sua posição, o deputado informou que se fôssemos financiar todos os candidatos das eleições municipais o custo para o Estado brasileiro estaria na casa dos bilhões.
Concluindo o encontro, Euripedes Junior expressou estar ciente da celeridade e da atenção que a pauta precisa. Foi definida uma agenda propositiva com encontros semanais entre membros do partido e especialistas. O presidente afirmou também que o partido criará mecanismos para se aproximar da população e colher opinião sobre o assunto.


