Diante das alterações realizadas com a Reforma Política de 2017 – leis 13.488 e 13.487 – a plataforma do Facebook tornou-se a principal ferramenta para as campanhas eleitorais no meio digital. Diante disto, nesta sexta-feira (11), a empresa convidou os 35 partidos com registro no País para o seminário Boas Práticas no Facebook – Eleições 2018, em sua sede no Brasil localizada em São Paulo.
O objetivo foi apresentar como a plataforma vem se preparando para adequar-se à legislação vigente e como melhor prestar seu serviço àqueles que dela utilizarem-se na campanha. O coordenador de Relações Institucionais da Fundação da Ordem Social (FOS), Henrique Cardoso e a Jornalista do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), Yale Duarte, compareceram ao workshop para representar as respectivas instituições.
O evento foi dividido em três etapas:
– Políticas Públicas Facebook Brasil – apresentação institucional do Facebook;
– Soluções e Inovação Facebook Brasil – apresentação de ferramentas para melhor utilizar a plafatorma;
– Jurídico Facebook Brasil – a participação da plataforma em acordo com a legislação vigente.
Por fim, abriu-se às perguntas dos representantes partidários. Em grande maioria, as principais preocupações dos presentes eram com relação às Fake News e instrumentos para pagamento às ações de impulsionamento no Facebook. Ao que tange às Fake News, a equipe do Facebook anunciou parceria com as agências Aos fatos e Lupa, que ficarão responsáveis pela apuração e identificação de notícias falsas – ambas integram a International Fact-Checking Network (IFCN), uma rede internacional de checagem de dados. Os responsáveis pela divulgação dessas notícias sofrerão com a redução do alcance de suas publicações, bem como serão proibidos de impulsionar qualquer conteúdo de seu perfil.
Quanto aos mecanismos de pagamento para ações específicas do Facebook, como o impulsionamento, a equipe mostrou-se disponibilizou-se a propor diferentes mecanismos para efetuação de pagamento que não cartão de crédito – uma vez que a legislação vigente não permite a partidos políticos cartões de crédito.
Além destes dois tópicos supracitados, a equipe do Facebook Brasil apresentou dicas de engajamento virtual para os partidos/candidatos, visando principalmente os conteúdos a serem produzidos e que sintonizem-se com os usuários. Para tal, defenderam a utilização das ferramentas que a plataforma do Facebook disponibiliza, tais como: Vídeos em 360°, Carrossel (para vídeos e imagens), Lives, Slideshow, Canvas e Stories.
Anunciaram, ainda, que serão realizados outros encontros com os partidos políticos para aprofundar o debate eleitoral na plataforma. Ocorrerão em 10 estados: Manaus (AM), Recife (PE), Salvador (BA), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). Em Manaus, o evento ocorrerá no dia 6 de junho – as demais localidades ainda não têm data prevista.


