O deputado federal Felipe Bornier (PROS-RJ) mais uma vez priorizou a cidade de Nova Iguaçu (RJ) ao destinar a maior parte das suas emendas de 2017 para a saúde do município. Ele é o deputado que mais destinou recursos à cidade durante um mandato. Só neste ano, R$ 5 milhões foram encaminhados para a manutenção do Hospital da Posse.
“A situação está complicada para todo o País, mas a nossa parte aqui no Congresso Nacional estamos fazendo, agora a prefeitura precisa trabalhar”, ressaltou o deputado.
O Hospital da Posse, conhecido também como Hospital Geral de Nova Iguaçu é o maior hospital da região da Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro e atende mais de 4 milhões de moradores da baixada. A unidade de saúde havia sido fechada, mas foi reaberta em 2013 durante a gestão do ex-prefeito, Nelson Bornier.
A unidade conta com 360 leitos cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) e atende uma média de 15 mil pacientes por mês. Além de atendimento de urgência e emergência, possui um Centro Ambulatorial que realiza mais de 2 mil consultas e procedimentos mensalmente, em mais de 20 especialidades.
Fiscalização e Compromisso
Diante de notícias de que o hospital corria o risco de fechar as portas por falta de verba, Felipe Bornier rebateu e disse que apesar da crise no setor, sempre priorizou a Saúde de Nova Iguaçu, buscando recursos para garantir o seu funcionamento, justamente, por ser referência e um polo de atenção à saúde básica e especializada de todo o Estado.
“A crise é geral, em todos os estados e municípios, mas nem por isso devemos jogar a toalha. Dinheiro a prefeitura tem, agora nos resta acompanhar e fiscalizar de perto a aplicação desse recurso. O Hospital da Posse é uma referência e a saúde das pessoas sempre foi e vai continuar sendo a minha prioridade, explicou.
O deputado ressaltou ainda que o fato do hospital atender não só Nova Iguaçu, mas toda a região da baixada é necessário que os demais deputados do Rio de Janeiro também se mobilizem na busca por recursos para a manutenção da unidade de saúde.
“Esse hospital é importante para todo o Estado, por isso que todo mundo precisa ajudar. Eu tenho feito a minha parte, agora é preciso que os parlamentares do Rio, especialmente os deputados da baixada também cumpram com a deles, destinando verbas para garantirmos um atendimento de qualidade a todos os moradores da baixada”, concluiu Felipe Bornier.
Ascom do parlamentar.

