Fernando Melo da Costa, 59, é economista, advogado e presidente estadual do PROS Acre. Em sua ampla trajetória de vida pública, Melo foi secretário municipal de Administração, diretor do Departamento Estadual de Trânsito, deputado estadual, secretário de Justiça e Segurança Pública e deputado federal.
Acriano, nascido no município de Cruzeiro do Sul, Fernando Melo defende as origens de seu estado. “Nós somos um estado que lutou para ser brasileiro, temos uma força cultural muito grande, nossos antepassados lutaram contra os Estados Unidos e Bolívia. Nós temos uma história quem vem passando de pais para filhos”, ressaltou.
PROS
O novo líder estadual teve uma participação fundamental na fundação do PROS no Acre, juntamente com o ex-presidente, Roberto da Princesinha. “Em face dos novos desafios, fui convidado pelo presidente nacional Euripedes Junior a assumir a direção do partido no estado no final do ano passado. O PROS no Acre precisou de uma nova cara, estamos juntando o nosso time e, pela experiência que temos, estamos aumentando o quadro de filiados. A gente espera fazer uma eleição de muito sucesso”, destacou
Fernando Melo ressalta que o apoio da direção nacional do partido é de extrema importância. “Dos 22 municípios acrianos, estamos presentes em 17. Até as eleições estaremos em todo o estado. Temos cerca de 1800 filiados até o momento e, até abril, vamos filiar mais gente. Iniciaremos uma viagem pelo interior e convocaremos pessoas para ingressarem e defenderem as bandeiras do PROS”, pontuou.
Quadro Político
Fernando Melo enfatizou que escolheu o PROS por ser um partido jovem que luta pelas causas sociais. “Estamos vivendo o pior da política brasileira, e o PROS traz uma nova proposta, tem bandeiras que atuam no social. A gente vê que o Brasil é um país rico com um povo muito pobre e é por meio da política que podemos mudar essa realidade. As pessoas de bem têm de colocar seus nomes para participar, é do poder legislativo que emana todos os outros poderes”.
Fernando é pré-candidato a deputado federal e pretende trabalhar pela segurança pública. “Em minha vida política nunca tive condições melhores de participar de uma eleição. Hoje temos como levar propostas de melhoramento para a sociedade. Fui duas vezes secretário de segurança pública no meu estado, portanto, não poderia deixar de atuar numa área que trabalhei muito bem. Segundo dados divulgados recentemente, o menor índice de homicídios no estado do Acre nos últimos 20 anos, foi registrado na época de minha gestão”, explicou.
No período em que foi secretário de Segurança Pública no Acre, Fernando Melo criou a polícia da família, que integrava policiais com a sociedade. “Como já tivemos êxito nessa experiência, queremos apresentar essa proposta novamente”, finalizou.

