A Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro lança nesta terça-feira (27) um site para debater as questões ligadas ao trânsito no País. O site www.fptransitoseguro.com.br irá reforçar a consciência sobre segurança viária e contribuir para a redução da violência no trânsito. Especialistas, autoridades e o público também poderão consultar leis, decretos e propostas de mudanças na legislação de trânsito que tramitam na Câmara dos Deputados.
O novo site será apresentado durante reunião de trabalho em apoio ao Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. O evento será às 9h, no Plenário 2 da Câmara dos Deputados.
O objetivo é ouvir órgãos governamentais e discutir o tema “Brasil – Três anos da Década de Ação pela Segurança no Trânsito/MAIO AMARELO – Resultados e Perspectivas”. Foram convidados representantes Denatran e dos Ministérios da Saúde, Cidades, Transportes e Justiça, que deverão expor dados e estatísticas sobre a violência no trânsito, além de ações realizadas e previstas para redução desses números.
O presidente da Frente Parlamentar, deputado Hugo Leal (PROS-RJ) espera que os dados apresentados na reunião de trabalho sirvam de norte para que o poder público e a sociedade civil possam se debruçar sobre o assunto e rever o que foi feito de positivo ao longo desses três anos em relação ao trânsito e às campanhas educativas e preventivas. “Assim será possível melhorar o que deu certo e começar a fazer o que ainda não foi feito”, afirmou Hugo Leal, que é autor da Lei Seca.
O deputado ressaltou que o site da Frente Parlamentar será fundamental para ampliar o debate sobre o trânsito. “Será uma ferramenta para troca de ideias e propostas, com a participação do público. O site é moderno e interativo, facilitando a participação da sociedade, que pode deixar mensagens e sugestões, ler notícias diárias sobre o assunto e acessar a agenda da Comissão de Viação e Transportes da Câmara”, explicou Hugo Leal.
A Frente propõe mobilizar a sociedade para a redução pela metade das mortes no trânsito até 2020. Esta é uma meta mundial determinada pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo do grupo é contribuir para uma redução de 50% no número de mortes ao volante, afirma o deputado que também promete fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à educação no trânsito. A meta faz parte de uma campanha mundial da ONU, que estima que 1,3 milhão de pessoas morrem por ano em todo o mundo por causa de colisões e atropelamentos.
SERVIÇO
Reunião de trabalho do Maio Amarelo e lançamento de site da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro
Data: 27 de maio de 2014
Hora: 9h
Local: Câmara dos Deputados Anexo II Plenário 2



