Segundo informações do Senador Telmário Mota (PROS-RR), a fronteira que liga a Venezuela com o Brasil deve ser reaberta nos próximos dias. Na última semana, o parlamentar participou de reunião com autoridades do país vizinho, em Santa Elena de Uairén.
Após o encontro, foi anunciada a liberação da passagem de todos os caminhões que estão carregados em Boa Vista e Pacaraima e que aguardavam apenas a autorização para entrar na Venezuela, já que a fronteira está fechada desde 21 de fevereiro.
Presidente da subcomissão temporária da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional para a normalização das relações com a Venezuela, o senador tem defendido o restabelecimento das relações amistosas.
Apoio
Na última semana, mais de cinquenta autoridades, entre elas, líderes, presidentes de partidos, ministros de estado, embaixadores, deputados federais e senadores assinaram uma declaração de apoio ao senador Telmário Mota (PROS-RR) pela paz e a soberania nacional.
O documento ressalta que o artigo 4º da Constituição Federativa da República estabelece que o Brasil se pauta nas suas relações internacionais pelos princípios da independência nacional, prevalência dos direitos humanos, autodeterminação dos povos, não intervenção, igualdade entre os Estados, defesa da paz e cooperação entre os povos para o para o progresso da humanidade, dentre outros. Também está dito na Constituição que o Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.
Neste sentindo, as atividades do senador Telmário em sua viagem à Venezuela estiveram marcadas pela estrita obediência à ordem constitucional brasileira.

