Preocupados em gerar um debate propositivo, a Fundação da Ordem Social promoveu um encontro entre o vice-líder do governo na Câmara, deputado federal Hugo Leal (PROS/RJ), e os presidentes das entidades que integram o Fórum Nacional do Fisco (Anfip, Fenafisco, Febrafite, Sinait, Sindifisco, Unafisco) para tratar sobre as dificuldades do atual sistema tributário brasileiro e discutir pontos da reforma tributária. O intuito é desenvolver estratégias que gerem melhorias para a sociedade.
Iniciando o diálogo, o presidente da Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital), Manoel Isidro dos Santos Neto, enfatizou a necessidade de sistematizar os anseios de cada entidade representativa do Fisco para trabalhar pontos consensuais. “É preciso conhecer e equalizar os projetos, referentes à Reforma Tributária”.
Manoel afirma ainda que as propostas do PROS vão ao encontro do posicionamento da Fenafisco. “Apesar da complexidade do tema, quando as propostas forem apresentadas e entendidas, vamos definir um ponto comum e importante para o país e não apenas para determinados setores”, completou.
O parlamentar Hugo Leal destacou que a principal bandeira de luta do partido é atuar na simplificação do modelo tributário e na redução de impostos. “Temos que construir alternativas simplificadas, com sensibilidade política e transparência”, declarou.
Hugo Leal citou ainda a preocupação em apresentar pautas que possam ser executadas sem barreiras e impedimentos. A conversa se desenrolou em torno do aprimoramento da arrecadação sem o aumento dos tributos.
O presidente da Febrafite, Roberto Kupski, parabenizou a instituição pela iniciativa e apontou que é através da argumentação que o país conseguirá avançar. “A carga tributária não é alta. O Brasil tem muita coisa para fazer pela sociedade, uma delas é distribuir [a arrecadação] de forma melhor. Além disso, o Brasil tem que decidir se quer continuar como uma federação ou quer tornar-se um estado unitário”, pontuou.
A nova reunião entre o Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e o Fórum Fisco, para a exposição de propostas de Reforma Tributária das entidades, foi marcada para o dia 13 de agosto.
Presenças
Estiveram presentes, ainda, o vice-presidente nacional do PROS, Moacir Bicalho; o presidente da Fundação da Ordem Social, Dr. João Leite; o diretor técnico da Fundação da Ordem Social, Cairo Tavares; o Secretário de Relações Institucionais do PROS, Felipe Espirito Santo; o auditor fiscal e membro do PROS/MS, Fabrício Lunardi; e representantes da Sinait, Sindifisco, Fenafim e Unafisco.


