Em cerimônia comemorativa ao Dia Internacional contra a Corrupção, na última sexta-feira (09), em Brasília, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) recebeu o prêmio de melhor iniciativa na categoria Fortalecimento dos Controles Internos do 4º Concurso de Boas Práticas da Controladoria-Geral da União (CGU).
Esta é a quinta premiação do FNDE em quatro edições do concurso. Desta vez, a iniciativa premiada foi o software de código aberto Fiscaliza Fatura (FisFa), que aperfeiçoou a fiscalização de faturas dos agentes financeiros do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Presente na cerimônia, o presidente do FNDE, Gastão Dias Vieira (PROS-MA), destacou a relevância de ferramentas de controle para se evitar desperdício de recursos públicos.
“Nosso maior desafio é tornar o FNDE um exemplo, não só de transparência, mas do aperfeiçoamento de processos para podermos entregar um serviço cada vez mais qualificado para toda a população brasileira. Pensar a educação com criatividade e tecnologia é nossa visão, por isso este é um momento tão feliz para todos nós no FNDE. Esse reconhecimento de um órgão de controle tão importante como a CGU sinaliza que estamos no caminho certo”, sintetizou.
Com a utilização do FisFa, o processo de fiscalização das faturas dos agentes financeiros do Fies foi otimizado, tanto em agilidade quanto no controle das informações dos contratados e do próprio Sistema Informatizado do Fies (SisFies), o que atende a diretrizes dos órgãos de controle.
Neste ano, o Concurso de Boas Práticas da CGU contou com 43 inscritos, divididos em cinco categorias. As iniciativas foram avaliadas segundo critérios previamente estabelecidos, como criatividade e inovação, custo-benefício, impactos da iniciativa/contribuição para a efetividade, simplicidade e replicabilidade.
Fonte: FNDE

