O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) foi oficialmente criado no dia 24 de setembro de 2013, data que o Tribunal Superior Eleitoral deferiu o seu pedido de registro. No entanto, a sua historia começa bem antes dessa data. Um dos fundadores do partido, o pernambucano Gilson Lima, acreditou no sonho do presidente do PROS nacional, Eurípedes Júnior, para formar um partido político e percorreu de 2010 a 2013 as regiões Nordeste e Centro-Oeste, para colher as assinaturas necessárias para o deferimento do PROS no TSE.
Gilson Lima é empresário e desde sua juventude demonstrou interesse para buscar melhorias e incentivos para a agricultura. Em 2006, fundou e foi presidente da Associação Brasiliense de Estudantes de Zootecnia (ABEZ), onde desenvolveu projetos e promoveu manifestos voltados para interesses da agricultura brasileira. As manifestações lideradas por Gilson Lima serviram para alertar a sociedade em relação ao “mal da vaca louca” e a “gripe aviária”.
Ainda na defesa da agricultura, em 2009, Gilson Lima foi secretário de Fruticultura em Planaltina de Goiás, e viabilizou projetos para o desenvolvimento da produção agrícola da cidade.
Além disso, foi assessor parlamentar na Câmara dos Deputados, onde ajudou na elaboração da proposta do imposto único, que propõe a substituição de todos os impostos por apenas um.
Hoje, Gilson Lima faz parte da Executiva Nacional do partido e é secretário-geral do PROS em Pernambuco. Como profundo conhecedor das necessidades do estado, Gilson Lima se diz preparado para lutar por melhorias e pretende disputar o cargo de deputado federal em Pernambuco no pleito de outubro. “Creio que a política pernambucana precisa de políticos sérios, fiscalizadores do Executivo e que tenham verdadeiro compromisso com a população a quem se dispuseram a representar em seus mandatos. Quero ver meu estado em lugar de destaque e respeitado como deve ser ’’, disse Lima.
O PROS em Pernambuco conta com o deputado federal José Augusto Maia e 110 vereadores filiados. Para as eleições de outubro, o partido pretende eleger três deputados estaduais e dois federais.



