Gilvado Carimbão (AL) chama atenção para problema em hospitais de Alagoas

O deputado federal Givaldo Carimbão (PROS/AL) chamou atenção para um descaso que tem sido recorrente na saúde pública em Alagoas. Segundo o parlamentar, os alagoanos não estão recebendo atendimento primário preventivo de câncer no estado, por isso muitas pessoas podem ter perdido a chance de detectar a doença em estágio inicial, quando a possibilidade de cura é maior.

Para chegar a esta lamentável constatação, o deputado federal disse que o estado conta com cinco hospitais credenciados para realizar os procedimentos no estado. São eles: Hospital Universitário (HU), Hospital do Açúcar, Santa Casa de Misericórdia, que conta com dois credenciamentos, Hospital Afra Barbosa e Chama, ambos em Arapiraca.

“Alagoas tem credenciamento para seis hospitais. O Instituto Nacional do Câncer avalia que o estado precisa de 3.250 procedimentos por ano. O Ministério da Saúde alocou recursos e autorizou para 4.800 atendimentos. Em 2013, os hospitais realizaram apenas 994 Ou seja, 3.806 pessoas poderiam ter sido atendidas”, expôs o parlamentar.

Carimbão explica que o governo federal paga muito bem o atendimento de média e alta complexidade e não paga tão bem na baixa complexidade. Por causa desta diferença de valores, o atendimento inicial não é priorizado. “Como não remunera bem o início, os hospitais atendem apenas quando a pessoas está morrendo, na média ou alta complexidade”, lamentou o deputado.

A prioridade dos atendimentos aos pacientes com câncer em Alagoas apenas em um estágio avançado da doença por causa do volume maior de recursos para média e alta complexidade, deve ser levada ao conhecimento do Ministério da Saúde, do Ministério Público Estadual e Federal. O deputado federal Givaldo Carimbão disse ser inadmissível que os hospitais credenciados não estejam realizando o atendimento primário e preventivo nas pessoas que suspeitam que estão com a doença.

“Quem está sendo prejudicada é a população. Os hospitais prezam apenas pelo atendimento de média e alta complexidade porque o recurso destinado é maior. No entanto, as pessoas estão morrendo enquanto estão realizando os procedimentos de quimioterapia e radioterapia. O povo se tornou mero detalhe em meio a esse mercantilismo”, criticou o parlamentar.

Procurando meios para sanar o problema que, segundo Carimbão, vem se arrastando há anos em Alagoas. Givaldo Carimbão se reuniu com a secretária de Estado da Saúde, Rosângela Wyszomirska para deixá-la ciente do que está ocorrendo nos hospitais credenciados para realizar o atendimento preventivo.

Posteriormente, o deputado federal Givaldo Carimbão agendou uma reunião com o Ministério Público Estadual, onde conversou a promotora Micheline Tenório por mais de uma hora. No Ministério Público Federal, o deputado Carimbão repassou a denúncia para a procuradora Niedja Kaspary. Esta semana, o parlamentar vai apresentar o diagnóstico constatado nos hospitais credenciados ao Ministério da Saúde. Segundo o deputado, existe possibilidade de trazer para o estado auditores para ter conhecimento da situação.

O deputado federal Givaldo Carimbão vai atuar em conjunto com o deputado estadual Carimbão Júnior (PROS/AL) com o objetivo de realizar uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado (ALE).

“Existe dinheiro estadual neste meio. A sociedade precisa saber o que está acontecendo de fato. Uma audiência pública é importante para mostrar este cenário lamentável que vem acontecendo em Alagoas. Quero contar ainda com as presenças da Defensoria Pública Estadual e Federa, pois, elas são responsáveis por entrar com ações contra o estado pague os tratamentos que não estão sendo feitos”, declarou o parlamentar.

Segundo o parlamentar, é importante que auditores do Ministério da Saúde, diretores dos hospitais credenciados também compareçam a audiência.

Givaldo Carimbão diz ainda que tem atuado em Brasília para trazer investimentos para Alagoas e ao se deparar com uma situação grave como esta, é preciso cobrar e saber os motivos de os hospitais credenciados não optarem em realizar os atendimentos na baixa complexidade.

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS

Receba nossas atualizações e notícias

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Notícias

PROS está com Lula, em Goiás e no Brasil!

Hoje, na sede nacional do PROS, reuniram-se a presidente do PT Goiás, Katia Santos e o presidente nacional do PROS, Eurípedes Junior, para tratar sobre

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está online para atender ao público.
? Olá em que posso ajudar?

ACESSAR SGP