O governador de Alagoas e o ministro da Integração Nacional assinaram, nesta segunda-feira (22), no Palácio República dos Palmares, um termo de compromisso que garante investimentos de R$ 20 milhões para o combate emergencial à seca nos 38 municípios alagoanos que estão em situação de emergência.
De acordo com o governador, os recursos serão destinados especialmente para três questões emergenciais: construção de adutora de engate rápido, construção de poços e para operação carro-pipa. “Quero aproveitar a solenidade para comunicar também que viabilizamos junto com o Governo Federal recursos para concluirmos o terceiro trecho do Canal do Sertão, a garantia de que iremos levar água até o quilômetro 105. Hoje, o canal só tem água até o quilômetro 62. Além disso, garantimos recursos para a conclusão da adutora do Alto Sertão, que vai levar água para Pariconha, Água Branca, Piranhas, Delmiro Gouveia, Mata Grande e Inhapi”, afirmou.
O ministro garantiu que não irão faltar recursos para as obras hídricas do Estado. “Estes R$ 20 milhões, que serão liberados imediatamente, é uma resposta do Governo Federal a uma demanda emergencial na questão do abastecimento de água. Além disso, estamos trazendo obras importantes, que vão ficar prontas até o final deste ano, como o terceiro trecho do Canal do Sertão, a adutora do Sertão – que faz uma interligação importante entre o Canal do Sertão e várias cidades alagoanas – e a conclusão do sistema de abastecimento de água de Minador do Negão, que vai garantir água a mais três cidades do interior alagoano. Estamos trazendo aqui ainda um compromisso com o Governo do Estado de que as obras do quarto trecho do Canal do Sertão irão continuar e a obra da Bacia Leiteira também terá sequência”, confirmou.
Estiveram presentes à solenidade o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Washington Luiz; o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Otávio Lessa; os deputados federais Givaldo Carimbão (PROS/AL), Arthur Lira e Marx Beltrão; o desembargador Marcelo Vieira, representando o presidente do TRT da 19ª região, desembargador Pedro Inácio; o prefeito Jorge Dantas, representando o presidente da AMA, Marcelo Beltrão; além de representantes da Defesa Civil e dezenas de prefeitos alagoanos.


