As campanhas de sensibilização promovidas pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam) sobre a doação de órgãos, como um gesto de solidariedade que ajuda a salvar vidas, ganhou um reforço importante.
O governador José Melo (PROS/AM) assinou na última semana o decreto que regulamenta a Lei 4.087/2014, que instituiu, no calendário oficial do Amazonas, o evento “Setembro Verde”.
O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias, destacou que a regulamentação da lei é importante para dar mais visibilidade às ações tradicionalmente realizadas pela Coordenação de Transplantes da Susam, no mês de setembro, com o objetivo de sensibilizar e levar informações à população sobre este tema. É em setembro, ressalta o secretário, que se comemora o Dia Nacional de Doação de Órgãos.
“O Setembro Verde pretende seguir na mesma linha do Outubro Rosa e do Novembro Azul, quando as campanhas sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de próstata, respectivamente, ganham maior ênfase”, explicou a coordenadora estadual de Transplantes, Leny Passos.
Segundo ela, o Programa de Transplantes do Estado vem experimentado avanços significativos e está prestes a ser ampliado, com a introdução do transplante de coração. “Como não há transplante sem o gesto solidário de uma família, temos que nos preocupar também em fortalecer as ações de educação em saúde voltadas para o esclarecimento da população sobre este assunto”, avaliou Leny.
A lei que instituiu o Setembro Verde atendeu a uma sugestão de Central de Transplantes do Estado e foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).


