Governador José Melo (AM) entrega equipamentos de saúde para comunidades do interior do Amazonas

Um total de 1.538 itens de locomoção e equipamentos médicos serão distribuídos às unidades de saúde do Amazonas pelo Governo do Estado nos próximos dias. São botes com motores de popa, motocicletas e centenas de equipamentos de automação laboratorial, como aparelhos para realização de testes do “Olhinho” e da “Orelhinha”; digitalizadores de imagens, microscópios, encelógrafos, entre outros. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas (Susam), o investimento feito foi de R$ 5.236.053,021, verba proveniente do Estado e de recursos federais por meio do Programa QualiSUS-Rede.

Os equipamentos vão auxiliar e aumentar Atenção Básica indígena. O anúncio  ocorreu poucas horas após a confirmação da morte de duas indígenas grávidas, vítimas da queda de um helicóptero no Município de Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros de Manaus).

Vale do javari

Segundo a Secretaria de Saúde, três Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) do Vale do Javari receberão parte dos veículos, motores e kits de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde. Neste pacote, segundo a secretaria, os itens entregues somam o valor de R$ 1.615.044,79. A lista aos distritos inclui também inclui 20 botes, 42 motores de popa, 18 motocicletas, microscópios, termonebulizadores e freezers.

Para o governador José Melo (PROS/AM), apesar do momento de crise econômica e corte de gastos vividos pelo Governo do Estado, é necessário que investimentos pontuais continuem ocorrendo para garantir a saúde dos cidadãos. “É possível (fazer este investimento)  desde que você planeje e faça as escolhas corretas. Num momento de crise você não pode abraçar tudo. No momento em que estamos com um orçamento curto, estamos priorizando aqueles itens que são melhores para a população como segurança, saúde e educação”, disse ele.

Dificuldades

De acordo com o Secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves, o auxílio irá contribuir fortemente para a saúde no interior, isso porque diversos fatores característicos da região agravam o serviço de saúde, principalmente em áreas mais afastadas e com poucos recursos financeiros.

“Sabemos a importância que tem um barco para levar as pessoas. Há locais que só dá para chegar se for pelas águas. Um microscópio, por exemplo, pode ajudar na malária. É preciso que aconteça essa parceria com os prefeitos. Esse investimento em Atenção Básica alivia a pressão feita no Estado em relação a atendimentos com alta e média complexidade”, declarou.

A solenidade de entrega dos equipamentos aconteceu no Centro de Convenções de Manaus (sambódromo) na manhã de ontem. Participaram da cerimônia diversas autoridades políticas, entre elas o governador José Melo e o secretário especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves.

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS

Receba nossas atualizações e notícias

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Notícias

PROS está com Lula, em Goiás e no Brasil!

Hoje, na sede nacional do PROS, reuniram-se a presidente do PT Goiás, Katia Santos e o presidente nacional do PROS, Eurípedes Junior, para tratar sobre

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está online para atender ao público.
? Olá em que posso ajudar?

ACESSAR SGP