A abertura da VIII Feira Internacional da Amazônia (Fiam), evento que ocorre entre os dias 18 e 21 de novembro, contou com a participação do governador do estado José Melo. Durante a cerimônia, o governador frisou as os pilares principais da participação do Governo do Estado na Fiam 2015: oportunidades de bons negócios em diversos setores, inovação tecnológica e projetos sustentáveis.
Durante sua fala, o governador destacou contribuirá para externar a importância da Zona Franca de Manaus. “Estamos diante de um evento de grande magnitude que vai mostrar a pujança da Zona Franca de Manaus, do Polo Industrial, e que dará uma demonstração das nossas potencialidades e do quanto é importante a nossa biodiversidade. Vamos apresentar os produtos que já foram desenvolvidos com base na nossa biodiversidade e que poderá nos dar uma nova Zona Franca, no sentido de criar um novo nicho de negócios. Se aliarmos isso tudo ao fato de estarmos acabando com a guerra fiscal, só a Zona Franca de Manaus vai poder apresentar o diferencial de ICMS e ainda teremos 56 anos de incentivos fiscais. Isso é um indutor muito seguro para os investidores virem para o Amazonas. Tenho recebido muitos empresários interessados em investir aqui, olhando esse porto seguro de incentivos. Eu vejo isso aí, aliado às nossas riquezas naturais, o desenvolvimento da piscicultura e da fruticultura como um caminho muito forte. Isso tudo nos dá a certeza de um futuro melhor”.
Melo apontou que para o fortalecimento da Zona Franca de Manaus, é necessário dar celeridade à aprovação dos Processos Produtivos Básicos, bem como tratar da liberação da BR-319 para que o Estado possa avançar nesta nova proposta de se tornar um polo mais exportador.
O evento contou, ainda, com a presença do prefeito de Manaus, Artur Virgílio, empresários e o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Furlan.


