O governo do Amazonas começou a trabalhar com a Embaixada da Espanha, no Brasil, um amplo programa de parcerias bilaterais. Em uma reunião que ocorreu semana passada, o governador José Melo (PROS-AM) deu o pontapé na discussão das propostas que envolvem, entre outras medidas, a nova Matriz Econômica Sustentável do Estado
O desenvolvimento da piscicultura, cooperação no turismo e iniciativas na área de educação, como a criação de uma escola pública bilíngue em espanhol e a oferta de cursos no idioma pelo Centro de Mídias, estão entre as ações principais.
José Melo recebeu o embaixador espanhol. Manuel de La Câmara, e a comitiva de conselheiros econômicos do país na sede do governo do Estado, na Zona Oeste, Um grupo de trabalho vai ser criado para alinhar os projetos de parceria bilaterais.
A próxima reunião está marcada para o dia 12 de maio, em Brasília (DF), e deve contar com a presença de empresários espanhóis interessados em fazer novos investimentos no Brasil.
A Embaixada também confirmou presença na próxima reunião da Matriz Econômica Sustentável do Amazonas, que ocorrerá em junho.
“Temos um horizonte promissor de parcerias que envolve a economia, o meio ambiente, parcerias em ciência e tecnologia, educação e saúde. A Zona Franca de Manaus é um ponto importante dessas negociações e, sem sombra de dúvidas, a nossa nova matriz econômica”, afirmou.
“Estamos trabalhando nisso e nosso foco é incentivar atividades sustentáveis, como a piscicultura, que oferecem a oportunidade de geração de renda e, por outro lado, nos permite garantira preservação das riquezas naturais”, destacou o governador.
Projetos
O governador ressaltou que o Estado trabalha na criação das regras para atrair o capital investidor internacional para os projetos de sustentabilidade. Fixando o protocolo, espera-se incentivar a criação de peixe em cativeiro, fruticultura e facilitar a vinda de indústrias.
Segundo maior produtor e consumidor de pescado no mundo, a Espanha é um mercado estratégico para o projeto do governo amazonense.
“Naturalmente os recursos naturais da Amazônia são únicos no mundo e somos uma grande potência nessa área de pesca Depois do Japão, somos o maior país nesse campo. E o Amazonas tem um potencial enorme, e gostaríamos de estudar essas parcerias”, afirmou o embaixador.
Zona Franca
A ampla cooperação bilateral envolve a Zona Franca de Manaus. O governo espanhol quer aproveitar o potencial do modelo industrial de incentivos fiscais do Amazonas para aumentar sua presença no mercado consumidor brasileiro.
Fonte: Governo do Amazonas


