O governo de Alagoas tem empenhado um papel fundamental de articulação para a reabertura da unidade de beneficiamento do leite no Sertão (Camila). Na sexta-feira (24), o governador Renan Filho (PMDB/AL) conduziu mais um debate parar trazer solução ao resgate da fábrica.
Segundo Renan Filho, a reabertura da unidade resolveria um problema que hoje afeta todo o Sertão e principalmente a Bacia Leiteira. “A cadeia produtiva do leite precisa da finalização, da industrialização do produto. Com a produção do leite em pó, longa vida, queijo mecanizado cria-se uma mistura que permite o faturamento elevado o ano inteiro”, explicou.
Atualmente, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) reúne mais de 4.500 produtores. O governador assegurou que a compra do produto à CPLA para o Programa do Leite será mantida. O conselho gestor do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) autorizou a liberação de R$ 6,4 milhões para a iniciativa, que viabiliza a distribuição de leite para 80 mil famílias alagoanas.
O deputado federal Givaldo Carimbão (PROS/AL) revelou a necessidade da modernização atender aos padrões do Serviço de Inspeção Federal (SIF). “Somente adaptada ao SIF, a cooperativa poderá vender seus produtos para a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), por exemplo”, pontuou o parlamentar.

