O deputado Hugo Leal (PROS/RJ) foi anunciado nesta quarta-feira (11) como vice-líder do governo na Câmara dos Deputados. O parlamentar, que também ocupou o cargo na última legislatura, integrará o grupo formado por Carlos Zarattini (PT/SP), Ricardo Barros (PP-PR), José Rocha (PR-BA), Luiz Carlos Busato (PTB-RS), Paulo Magalhães (PSD-BA), Antonio Bulhões (PRB), Orlando Silva (PCdoB), Marcelo Castro (PMDB-PI) e Silvio Costa (PSC).
O anúncio foi feito pelo líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE). Ele afirmou também que após o carnaval o colégio de vice-líderes se reunirá para a definição da área de atuação que será tanto no plenário quanto nas comissões.
Em reuniões periódicas, o grupo receberá orientações sobre como tratar temas delicados para o Executivo, como convites e convocações a ministros. Segundo Guimarães, os parlamentares representam o “fórum de sustentação da governabilidade”. A intenção, disse, é repartir com aliados “o ônus e o bônus de sermos governo”.
A primeira reunião do colégio de vice-líderes está marcada para o dia 24, às 14 horas, na sala da liderança do governo.
Debates com ministros
O líder do governo também anunciou que vai promover encontros semanais entre deputados e ministros na Câmara. Nesta quarta-feira, o ministro da Educação, Cid Gomes, abriu a série de reuniões. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, será um dos próximos a participar dos encontros com parlamentares. “Nosso objetivo é aprimorar e ampliar o diálogo do governo com o Parlamento”, disse Guimarães.
Com informações da Câmara e do G1


