ONU e governo brasileiro organizam evento sobre segurança no trânsito
Em Abril de 2014, a Assembleia Geral da ONU acolheu a oferta do governo brasileiro para sediar a 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito. Nesta quinta-feira (23), o deputado federal Hugo Leal (PROS/RJ) e a Delegação Brasileira visitaram o Embaixador do Brasil na ONU, Antonio Patriota, para definir os temas que serão tratados na ocasião.
Nos dias 18 e 19 de novembro, o evento contará com participantes de cerca de 150 países, incluindo autoridades das áreas de saúde, transportes e segurança pública, além de representantes da sociedade civil em Brasília.
O encontro acontecerá por meio de uma parceria entre o governo brasileiro e a Organização Mundial da Saúde (OMS), agência designada pela ONU para liderar os esforços no campo de segurança no trânsito, junto com suas representantes regionais, como a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) no Brasil.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, destacou que os acidentes de trânsito representam a maior causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos no mundo: são cerca de 500 mil jovens mortos por dia. Mais de 1,2 milhão de pessoas perdem a vida por ano nas estradas, o que representa mais de duas mortes por minuto.
A exemplo do ocorrido na Federação Russa, quando ocorreu a 1ª Conferência Ministerial Global sobre Segurança no Trânsito, em 2009, o encontro de Alto Nível em Brasília resultará em uma “Carta” – a Declaração de Brasília sobre Segurança no Trânsito, que já dispõem de uma versão preliminar para consultas e envio de opiniões. O envio de opiniões ou considerações deve ser feito em formato Word e identificando sua instituição (nome, telefone, e-mail de contato) e detalhamento por parágrafos de preâmbulo (acrescentar, excluir ou alterar o PP01, por exemplo) ou operacionais (acrescentar, excluir ou alterar o OP02, por exemplo), para o e-mail roadsafetydeclar@who.int até o dia 02 de maio de 2015.



