O Dia da Justiça (8 de Dezembro) foi marcado por uma série de solenidades no Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro. Entre elas, a entrega do Colar do Mérito Judiciário a 50 autoridades que contribuíram com a cultura jurídica e o Poder Judiciário.
Abrindo a cerimônia, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, afirmou que no momento de turbulências pelo qual o Brasil passa – com crises na política e na economia – o Poder Judiciário assume um papel fundamental como eixo de equilíbrio da República.
Com um plenário lotado de autoridades civis e militares, o deputado federal Hugo Leal (PROS-RJ), um dos agraciados, recebeu a condecoração do presidente, no início da tarde desta terça-feira. Também foram homenageados o ministro Edson Fachin; a ministra Maria Isabel Rodrigues; o desembargador federal Gustavo Tadeu Alkmim; o deputado federal Alessandro Molon; o general de Exército Fernando Azevedo e Silva; o vice-almirante Luiz Henrique Caroli; o major-brigadeiro do ar José Euclides da Silva Gonçalves; o desembargador federal Poul Erick Dyrlund; e a desembargadora Maria das Graças Paranhos.
Além da entrega do colar, ocorreram no TJRJ um culto ecumênico e a cerimônia de inauguração da foto da desembargadora Leila Mariano na galeria de ex-presidentes da Corte.


