A cidade de Fortaleza deve ter, até o fim do próximo ano, a substituição de 41.500 pontos de iluminação pública, através da retirada de luminárias com luz amarela (de vapor de sódio) e instalação de equipamentos que usam luz branca (de vapor metálico). O anúncio do projeto, batizado Ilumina Fortaleza, foi feito pelo titular da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), João Pupo, na tarde de ontem.
Pupo esteve no O POVO durante a apresentação do Programa de Ações para Gestão de Resíduos Sólidos, pelo prefeito Roberto Cláudio (PROS/CE/Fortaleza). “A iluminação branca é muito agradável para o pedestre. Ela oferece mais nitidez e sensação de segurança para a sociedade”, justificou. A proposta também inclui a melhoria da luminosidade de praças, campos de futebol e iluminação exclusiva para abrigos de ônibus e faixas de pedestres.
“Hoje nós temos a possibilidade de uma política de investimento. Uma cidade bem iluminada é sinônimo de segurança, bem-estar e liberdade de seus moradores”, comentou. Ele apontou que deve ser corrigida a sensação “zebrada”, vista de cima, de que algumas áreas são menos iluminadas.O objetivo, conforme apontou, é corrigir essa sensação, com a instalação de postes exclusivos para a iluminação pública. “A rede de postes da Coelce não tem as mesmas distâncias. A ideia é trocar a luminária ou inserir um poste novo, exclusivo da iluminação pública”, pontuou.
Fonte: O Povo


