José Melo (AM) afirma que vistorias em presídios vão continuar

Durante a inauguração da sede própria da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), o governador do Amazonas afirmou que as vistorias nos presídios devem continuar.

José Melo (PROS/AM) disse que a problemática do sistema carcerário foi amplamente discutida no encontro com a presidente Dilma Rousseff (PT) nesta semana. Para o governador, se existe algo em que ninguém enxerga “uma luz no fim do túnel” é no sistema carcerário brasileiro.

Para ele, esse é um problema do Brasil, que está em todos os Estados, e o que teve grande repercussão no Amazonas poderia ser em qualquer presidio do país. “O Brasil é campeão em homicídios, e ninguém quer essa nomenclatura. Por isso, agora vamos trabalhar em conjunto com o governo federal nesse sentindo para que haja uma solução para esse problema que causa transtorno para muitos governantes”, afirmou Melo.

Segundo José Melo, o Exército Brasileiro vai ser sempre bem vindo para ajudar nessa situação, porque eles detêm de um equipamento que detecta materiais metálicos e isso pode nos auxiliar para que possamos fazer um trabalho mais eficaz.

Ainda de acordo com o governador, fazer segurança pública no país é “enxugar gelo”, pois mais de 60% de todas as ocorrências em todo país são do trafico de drogas. “Nós sabemos que a droga vem por meio das fronteiras do Brasil, onde a Colômbia, Peru, Paraguai e Bolívia são os maiores produtores dos entorpecentes que entram no país. Acredito que devemos usar no mínimo 10% das forças armadas brasileiras para conter essa passagem de drogas, por meio de patrulhas e fiscalizar das fronteiras. Tenho a devida certeza que esses entorpecentes não irão chegar aqui e teremos uma redução de, pelo menos 60%, das ocorrências na segurança pública”, frisou Melo.

O governador informou que pretende criar um projeto e apresentar a presidente da república para que ela possa transformá-lo em algo que beneficie todo o país. Com o projeto, parte do efetivo das forças armadas será disponibilizada para as fronteiras.

Vistorias

De acordo com o governador, as revistas feitas nos presídios são naturais e devem acontecer de forma periódica.

Além disso, enquanto chefe do Executivo, vai fazer todo o esforço possível para que essas revistas continuem acontecendo e com a presença do Exército Brasileiro para ajudar na tarefa.

Segundo ele, a revista feita nessa semana foi para testar um equipamento do Exército de detecção de metais e, com o trabalho, acabaram encontrando diversas irregularidades e materiais na posse dos presos.

Penitenciária agrícola

Para tentar uma solução para a situação do sistema penitenciário, José Melo disse que até o fim de seu mandato pretende construir um grande projeto voltado para carceragem. Ao ser questionado sobre tomar a mesma medida do ex-governador e atual senador do Amazonas, Omar Aziz (PSD), na qual um momento de descontrole dos presídios, com várias rebeliões, o senador encontrou como saída a transferência de presos considerados “xerifes” para presídios de segurança máxima. Melo conta que o fato de tirar um preso da jurisdição do Amazonas seria um verdadeiro espinhal, porque teria que se passar por vários entes que pudessem autorizar.

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS

Receba nossas atualizações e notícias

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Notícias

PROS está com Lula, em Goiás e no Brasil!

Hoje, na sede nacional do PROS, reuniram-se a presidente do PT Goiás, Katia Santos e o presidente nacional do PROS, Eurípedes Junior, para tratar sobre

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está online para atender ao público.
? Olá em que posso ajudar?

ACESSAR SGP