José Melo (AM) recebe investidores da China e determina criação de grupo de trabalho para captar investimentos

O governador José Melo (PROS-AM) recebeu, na manhã desta terça-feira (19), um grupo de empresários chineses interessados em investir no Amazonas, principalmente no Polo Industrial de Manaus (PIM) e em áreas como a, piscicultura, mineração e infraestrutura. Durante o encontro, na sede do Governo do Estado, o governador determinou a criação de um grupo de trabalho para captar investimentos na China.

A reunião é desdobramento de outros encontros já realizados com investidores chineses que têm interesse em saber sobre as vantagens de aplicar recursos no Amazonas. “Eles querem investir não só no Polo Industrial de Manaus, mas também na outra matriz econômica que o nosso governo está construindo, como produção de peixes em cativeiro, mineração, farmacopeia, produção de cosméticos, entre outras áreas”, afirmou José Melo.

O grupo de trabalho que será criado para mapear oportunidades e captar investimentos chineses, segundo o governador, será liderado por técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti).

Durante a reunião também ficou acertado que o Amazonas irá participar, em setembro, de uma feira de exposições na China, que reúne cerca de 30 países asiáticos, com o objetivo de mostrar as oportunidades oferecidas pelo Estado. “Eles têm um leque enorme de recursos e estão à procura de um local seguro e que dê retorno. A China vê, hoje, o Amazonas como um grande parceiro comercial”, destacou José Melo.

Na área de infraestrutura, os chineses possuem recursos para os projetos de conclusão da cidade universitária da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em Iranduba, obras de duplicação da rodovia AM-010 e construção de um porto em Itacoatiara.

Também participaram da reunião os secretários de Estado da Fazenda, Afonso Lobo, e da Seplancti, Thomaz Nogueira, que apresentou aos empresários um panorama da economia do Estado, da Zona Franca de Manaus e de oportunidades de investimento no Amazonas.

O presidente da Câmara Comercial e de Relações Econômicas e Culturais Brasil-China, Shie Chun Kuang, destacou que o país tem muitos projetos que podem beneficiar a população do Amazonas, gerando emprego e renda. “Nós já organizamos várias missões aqui e os empresários ficaram muito interessados em investir no Estado. Para isso, precisamos aprofundar cada vez mais a relação com o Amazonas”, declarou.

Na avaliação do representante da Câmara Brasil-China em Manaus, empresário Frederico Itajahy, que ficará responsável pela intermediação das negociações com os chineses, essa foi a reunião mais importante até agora, na qual foram concretizadas ações. “Minha função é fazer esse ‘link’ para que não seja apenas mais uma visita e quando eles voltarem para a China seja dada continuidade ao trabalho”, disse.

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS

Receba nossas atualizações e notícias

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Notícias

PROS está com Lula, em Goiás e no Brasil!

Hoje, na sede nacional do PROS, reuniram-se a presidente do PT Goiás, Katia Santos e o presidente nacional do PROS, Eurípedes Junior, para tratar sobre

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está online para atender ao público.
? Olá em que posso ajudar?

ACESSAR SGP