O governador do Amazonas, José Melo (PROS-AM), recebeu na manhã desta quarta-feira (27), na sede do Governo do Amazonas, em Manaus, o embaixador do Paquistão, Burhanul Islam, que visita o Amazonas na companhia da esposa Farah Islan e da filha Kinza. Além de estreitar as relações diplomáticas, a visita abre caminhos para futuros acordos comerciais e de cooperação científica entre o Amazonas e o país asiático.
Como desdobramento do encontro, o governador José Melo determinou ao secretário de Planejamento, Thomaz Nogueira, que também estava presente junto do secretário Adjunto de Políticas Internacionais, Farid Mendonça Filho, o agendamento de uma reunião envolvendo técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplan-CTI) com os paquistaneses para discutirem assuntos de interesse comum.
O governador explanou sobre a nova matriz econômica, que tem em algumas atividades sustentáveis o principal pilar, a exemplo da piscicultura, que está sendo desenvolvida para complementar o modelo industrial atual do Estado.
“O Amazonas está construindo um novo modelo econômico baseado na economia sustentável e acreditamos que nos próximos anos, o mundo estará consumindo peixes produzidos no Estado”, disse o governador, ao falar do potencial regional relativo às riquezas naturais.
De acordo com o secretário da Seplan-CTI, Thomaz Nogueira, além de intercâmbio comercial, Amazonas e Paquistão podem atuar juntos na cooperação científica voltado para projetos de sustentabilidade. Após a visita ao governador, o embaixador seguiu para vista á uma fábrica do Polo Industrial de Manaus, na zona Sul da cidade.
Fonte: Governo do Amazonas.

