De autoria do vereador Cidão Santos (PROS/SP), a lei municipal 14.069/2011, conhecida como a “Lei do Biombos”, fez com que os crimes denominados “saidinha bancária” fossem zerados na cidade de Campinas.
A lei obriga que todas as agências bancárias no município instalem divisórias entre os caixas nos quais os clientes são atendidos. “Com isso, o cidadão tem privacidade em ser atendido no caixa sem que outras pessoas, más intencionadas, dentro da agência, observem a realização de suas transações financeiras”, explica Cidão Santos.
De acordo com o vereador, a instalação das divisórias oferecerá ao cliente maior privacidade e segurança para realizar suas transações bancárias.
Segundo Cidão Santos, essa é uma das mais importantes leis aprovada pela Câmara Municipal nos últimos anos em se tratando de reduzir a violência no município de Campinas. “É uma lei tão importante que já serviu de modelo para outros municípios. Campinas é modelo para todo o país, nós já passamos mais de cinquenta cópias dessa lei para outras cidades, incluindo a capital paulista”.
A norma exige que as agências ou postos de serviços bancários no município instalem divisórias ou estruturas similares visando isolar tanto os caixas de atendimento quanto os terminais de autoatendimento da área de espera dos clientes.


