Liliam Sá: uma deputada que defende os direitos das crianças e dos adolescentes

LilianSaDeputada federal em seu primeiro mandato, carioca, apresentadora de TV, moradora de Copacabana e defensora das crianças e dos adolescentes, assim pode ser definida a parlamentar Liliam Sá (PROS-RJ).  A deputada entrou na vida pública em 1998 quando começou a apresentar, na cidade do Rio de Janeiro, o programa Criança Rio, na TV Record, que tinha como objetivo encontrar crianças desaparecidas.

“Comecei procurando crianças desaparecidas num programa na TV Record e no ano 2000 fui convidada para ser candidata ao cargo de vereadora do Rio de Janeiro. A minha bandeira sempre foi defender as crianças e os adolescentes. Quando cheguei a Câmara Municipal do Rio, a minha primeira ação foi criar um projeto de resolução para instalar uma comissão permanente em defesa dos direitos das crianças da cidade do Rio de Janeiro. Na época tínhamos um 0800 e um veículo para auxiliar os conselhos tutelares”, destacou Liliam Sá.

A parlamentar atuou por três mandatos consecutivos no Legislativo do Rio de Janeiro e em 2010 chegou a Câmara dos Deputados para o seu primeiro mandato. “ Continuei minha bandeira no Congresso Nacional. Quando cheguei à Câmara minha  primeira atitude foi fazer um projeto de resolução pedindo que o Congresso Nacional tivesse uma comissão permanente para tratar dos direitos da criança e do adolescente no Brasil. Falei com os dois presidentes (Câmara e Senado), e agora  estou recolhendo assinaturas de todos os promotores e juízes da infância do país, falando da importância em se ter no Congresso uma comissão para discutir políticas públicas e sociais de crianças e adolescentes. O Brasil só vai obedecer o que diz a Constituição, que criança tem que ser protegida integralmente, quando realmente existir uma comissão que legitime isso”

Sempre atenta no que diz respeito à proteção das crianças brasileiras, em 2012, Liliam Sá colheu assinaturas para instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual de Crianças, da qual é a relatora. “Colhi assinaturas para criar a CPI da Exploração Sexual visando a Copa do Mundo de 2014, e o que pode surgir com ela como o turismo sexual. Com a CPI, viajamos quase todo o Brasil, principalmente as cidades-sedes da Copa, porque a nossa preocupação é que aumente a exploração sexual no Brasil, assim como aumentou em 20% na África Sul (último país sede da Copa). Somos apontados como o quarto país pedófilo no mundo.”

Só no ano passado o Disk-100, número nacional que recebe denúncias contra a exploração sexual, registrou 32 mil denúncias de abuso sexual. “O que eu tenho lutado no Congresso é que a criança e o adolescente sejam prioridade no Brasil. Precisamos ter educação e saúde de qualidade para nossas crianças, porque se você não investir no ser humano, o mundo está perdendo um grande patrimônio. Precisamos de pessoas mais inteligentes, pessoas mais qualificadas para o mercado de trabalho para sermos um país de Primeiro Mundo”, disse a deputada.

Ao falar o que encontrou no país com a CPI da Exploração Sexual, Liliam afirma que em muitos estados não se tem um plano de enfrentamento. Além disso, o fundo municipal ou estadual usado exclusivamente para proteger a criança e o adolescente, muitas vezes é usado para outras finalidades. “Isso é grave e temos que mudar isso.”, ressaltou a parlamentar.

Como relatora da CPI, a deputada pôde chegar perto de muitos casos nas cidades do Brasil. “Nós vimos meninas em Recife, capital de Pernambuco, pedindo pelo amor de Deus para tirá-las das ruas, mas elas não tinham para onde ir. Em um caso, uma adolescente que foi abusada pelo pai não podia voltar pra casa e ficou marginalizada na rua, a própria mãe não acreditava e ela teve que ir para a rua e consequentemente para a prostituição e para as drogas”, assegurou.

Liliam Sá garante também que vai sugerir em seu relatório a criação de casas de passagens para acolher crianças e adolescentes que sofreram abusos sexuais. “Não se tem uma casa de passagem e vou sugerir a presidente Dilma Rousseff que seja criada uma para meninas vitimas da exploração sexual, do tráfico de pessoas e que seja uma casa também que possa acolher e dar uma chance para essas meninas serem inseridas novamente à sociedade, voltar a estudar, ir para o mercado de trabalho”, resumiu.

A deputada Liliam Sá tem até junho de 2014 para entregar o relatório da CPI da Exploração Sexual, após isso segue para votação no plenário da Câmara dos Deputados.

Liliam Sá vai além ao comentar sobre a exploração sexual durante a infância. “O primeiro abuso que uma criança sofre é dentro de casa, os abusadores em primeiro lugar são padrastos, depois o pai e por último terceiros como tio, avô, vizinhos e amigos. Eu tenho pautado o meu mandato em defesa da criança e do adolescente”, concluiu a deputada.

Sobre outro tema polêmico a deputada Liliam Sá tem posicionamento firme: é contra o aborto. “Defendo a vida dentro do ventre materno. Sou contra o aborto e a favor da adoção. Você dar o seu filho em adoção é um ato de amor, caridade e humanidade. Muitas mães podem tornarem felizes muitas outras mulheres que querem ter filhos e não podem. Sou a favor de uma política que facilite a adoção e a desburocratize no Brasil. Sou até relatora de um projeto que está em tramitação para facilitá-la”, falou Liliam Sá.

Durante a entrevista a parlamentar que defende as crianças e os adolescentes revelou que faz palestras no Rio de Janeiro e sempre alerta às mães e aos pais que não deixem seus filhos com qualquer pessoa, e saibam o que eles estão acessando na internet. “O  pedófilo pode estar se passando por uma criança e aliciando essa criança que está inocentemente no computador. Inclusive tem um golpe agora pela internet. Se a menina é bonita, o aliciador diz que ela pode ser modelo e pede para a menina fazer poses sensuais e mandar fotos para ele. Depois disso o pedófilo começa a chantagear a adolescente em troca de sexo”.

Quando lembrou que ajuda há mais de 10 anos as mães da Cinelândia, que procuram os seus filhos desaparecidos, a deputada contou uma vitória: conseguiu que um sequestrador cumprisse a sua pena em regime fechado. ” Quando a Thaís de Lima Barros e a Larissa Gonçalves desapareceram no Rio e o sequestrador teve o retrato falado divulgado, veio parar nas nossas mãos esse retrato falado. E numa audiência pública do Congresso, uma promotora, a Dra. Márcia Colonesi, afirmou que esse sequestrador cumpria a pena em regime aberto, e nós fomos procurar a Justiça do Rio, que julgou novamente o caso e hoje ele cumpre a pena em regime fechado”, comemorou a deputada.

Família

Liliam Sá é mãe de dois filhos, Órion e Pedro e diz que quando não está trabalhando, gosta de reunir a família.  “Vivo muito para a minha família. Cuido da minha mãe que nesse momento precisa de uma atenção especial. Tenho a preocupação de cuidar da família e tento não levar trabalho para dentro de casa. Minha casa é meu templo, vou ensinar ao meu filho de cinco anos, o Pedro, a ler escrever, vou cozinhar, fazer churrasco para reunir os meus irmãos e sobrinhos”.

A carioca nasceu na zona Oeste do Rio de Janeiro, estudou na Coreia do Sul e é formada em Telejornalismo. Liliam Sá descreveu a sua vida pessoal e profissional de maneira simples. “Fui criada em Bangu, mas na adolescência mudei para Copacabana onde moro até hoje. Além disso, estudei medicina oriental na Coreia do Sul. Passei quatro anos lá e chegando ao Brasil fui ser empresária na área de beleza e depois me tornei apresentadora de TV, na TV Record. Hoje faço programas evangélicos, já fiz o Rio Cidadão, Fala Rio e Rio em Revista, todos em TV´s abertas como Band e CNT. Atualmente faço participações em programas evangélicos onde falo da palavra de Deus. Hoje apresento o programa Reencontro que é ligado à TV Batista, e estou no programa evangélico da Igreja Quadrangular na CNT, todas às quintas-feiras”, finalizou Liliam Sá.

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS

Receba nossas atualizações e notícias

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Notícias

PROS está com Lula, em Goiás e no Brasil!

Hoje, na sede nacional do PROS, reuniram-se a presidente do PT Goiás, Katia Santos e o presidente nacional do PROS, Eurípedes Junior, para tratar sobre

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de atendimento está online para atender ao público.
? Olá em que posso ajudar?

ACESSAR SGP