O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou que 84.418 eleitores solicitaram à Justiça Eleitoral habilitação para votar em trânsito no primeiro turno nas eleições de outubro deste ano e 79.513, caso haja um segundo turno. O prazo para a requisição encerrou-se na última quinta-feira (21).
O Voto em Trânsito permite apenas que o eleitor escolha o presidente e vice-presidente da República. A novidade este ano é que não só as capitais estarão aptas a oferecer a modalidade, mas também os municípios com mais de 200 mil eleitores, totalizando 92 cidades.
São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os estados mais procurados pelos eleitores que vão votar fora de seu domicílio eleitoral. Em São Paulo são 24.679 e 23.393 pedidos de eleitores no primeiro e segundo turnos. No Rio, serão 7.538, no primeiro, e 7.117 na segunda etapa. E em Minas Gerais, o número de solicitações para votar no estado foi de 6.933 e 6.493, em cada turno.
Para votar em trânsito é preciso que o eleitor esteja com a situação regular no cadastro eleitoral e apresente um documento oficial com foto. Ficará a cargo dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) registrarem as seções especiais e os locais onde serão instaladas as urnas para o Voto em Trânsito.
Para saber mais sobre o Voto em Trânsito, acesse o site do TSE: http://bit.ly/1qcBtHS
Fonte: TSE
26.08.2014



