O ministro da Fazenda, Guido Mantega, garantiu na última quarta-feira (23), durante o lançamento do Programa Portal Único de Comércio Exterior, na sede da Confederação Brasileira da Indústria (CNI), que a inflação vai terminar este ano abaixo do limite da meta, que é 6,5%.
Segundo o ministro, no período de 12 meses, a inflação pode ultrapassar 6,5%, mas em seguida diminui. Guido Mantega afirmou que o Brasil está em um período de elevação inflacionária, mas que já estava previsto. “Esse processo ocorre todo ano e é sazonal. Em 2014 tivemos menos chuva e isso fez com que subissem alguns produtos, principalmente hortifrutigranjeiros. A inflação subiu em março, mas em maio e junho deve recuar”, enfatizou.
O titular do Ministério da Fazenda fez questão de ressaltar que o aumento da produção de etanol no país vai ajudar na redução da inflação. “Agora estamos no período em que o etanol aumenta sua produção. Quando entrar a safra, vai reduzir o preço do etanol e também dos combustíveis. Isso vai acontecer entre maio e junho”, assegurou Mantega.



