A Senadora Renilde Bulhões (PROS-AL) saiu em defesa de recursos para a revitalização do Rio São Francisco durante a reunião da Comissão de Assuntos Econômicos que definiu as emendas que serão apresentadas ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO de 2020.
A parlamentar comemorou a decisão do colegiado de direcionar os recursos para a revitalização de bacias hidrográficas na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF). “Queremos parabenizar o Senador Otto Alencar pela importância dessa emenda. Nós somos de Alagoas e estamos assistindo realmente à morte do Rio São Francisco, que já está sendo utilizado por outros Estados do Nordeste e precisa realmente ser revitalizado. Hoje grande parte dos peixes está morrendo. O mar está avançando para o rio no Município de Coruripe, e a água do rio se tornou salgada. A gente precisa realmente lutar para que esse rio não morra. Então, é um pleito de Alagoas, de Sergipe, de todo o Nordeste. Eu acho que nós poderemos fazer algo por esse rio, de que o Brasil tanto precisa, e o Nordeste mais ainda”, declarou a senadora ao relatar a situação do Rio São Francisco.
Ainda segundo a senadora, o assoreamento do Rio São Francisco tem permitido que o mar entre no Rio São Francisco causando desta forma, a degradação das matas ciliares. “As matas ciliares estão realmente degradadas. Precisamos do apoio de todos os Senadores do Brasil, porque a responsabilidade do Rio São Francisco para a população do Nordeste é muito grande. Então, é responsabilidade nossa também”, completou Renilde.
Vale lembrar que, as comissões temáticas do Senado iniciaram na última semana, a análise e votação das emendas ao anexo de prioridades e metas do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLN 5/2019) para execução em 2020, o PLDO.

