O deputado federal Gastão Vieira participou nesta segunda-feira,06, da reunião promovida pelo Governo Federal que discutiu, com integrantes da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e instituições, o formato do Novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
Convocada pelo secretário-executivo do Ministério da Educação, Antônio Paulo Vogel de Medeiro, a audiência contou com a participação do ministro da Educação, Abraham Weintrau e do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Carlos Alberto Decotelli e ainda, dos representantes do Ministério da Economia, Casa CiviL Banco Mundial, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e IADB.
Integrante da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Gastão Vieira foi convidado para o encontro por ter realizado, recentemente, o Seminário intitulado “Financiamento em Educação Básica – Qualidade, Eficiência e Equidade”, que reuniu especialistas para debater o assunto no legislativo federal. “O que o seminário da Câmara deixou claro e que despertou o governo a fazer esta primeira reunião é que o Fundeb é apenas parte do mecanismo de financiamento da educação. Ainda que venha a ser objetivo de atenção, tendo em vista o prazo da lei que está se expirando, o assunto financiamento é mais amplo”, destacou o parlamentar.
O deputado salienta que especialistas no tema deixaram claro ao governo que não concordam que o problema do Fundeb seja apenas a falta de recursos, mas, também, a falta de gestão. “O Fundeb contribui para reduzir a desigualdade entre Estados. A questão da equidade, embora as diferenças sejam grandes, também contribui para estabelecer um patamar mínimo”, acrescentou Gastão.

