É com imenso pesar que o PROS comunica o falecimento de Luiz Ubiraci de Carvalho, presidente estadual do PROS – Piauí, na noite desta segunda-feira (07/04). O deputado estadual era vítima de problemas cardíacos e respiratórios, e estava internado desde a manhã do último sábado, dia 5, no Hospital MedImagem, Centro de Teresina. Ubiraci Carvalho exerceu o cargo de Secretário de Defesa Civil, até a última semana, na gestão do governador Wilson Martins (PSB).
Luiz Ubiraci de Carvalho tinha 71 anos de idade, nasceu em Simplício Mendes, Sul do Piauí, em 11 de Março de 1943. Era bacharel em Direito pela UFPI – Universidade Federal do Piauí, mestre em Lingüística pela PUC-RS e professor aposentado do departamento de Letras da Universidade Federal do Piauí, onde foi por duas vezes, presidente da ADUFPI – Associação dos Docentes.
Na prefeitura Municipal de Teresina, assumiu os cargos de Secretário de Comunicação , entre 1986 e 1989, Presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, de 1989 a 1990, e Secretário de Administração, entre 1993 e 1994, durante a gestão do então prefeito Wall Ferraz. Ubiraci Carvalho foi também Secretário Estadual de Educação por um período de sete anos, onde fez uma administração diferente, que descentralizou as ações e passou a valorizar os profissionais. Foi professor de diversos políticos piauienses, entre eles o ex-governador Wilson Martins (PSB).
Entre 2003 e 2005 foi também Secretário Estadual do Trabalho capacitando os trabalhadores em massa, principalmente jovens e mulheres.
Deputado estadual entre 2011 e 2014, foi chamado pelo então governador Wilson Martins, para assumir a secretaria estadual de Defesa Civil, pasta que ocupou até a última semana, quando foi exonerado após a saída de Wilson Martins. O deputado do PROS era o principal nome para voltar a assumir a secretaria de Defesa Civil, na gestão do novo governador Zé Filho.
Com os sentimentos de solidariedade à família de nosso amigo informamos que o velório ocorrerá no salão nobre da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A família de Ubiraci ainda não confirmou a hora e o local do sepultamento do deputado



