Novembro é o mês escolhido para realizar a campanha de conscientização sobre doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Diversas entidades e organizações se unem para alertar a sociedade, em especial, os homens acerca da importância da prevenção.
O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) também ressalta a importância do combate ao câncer de próstata e alerta para que as pessoas do sexo masculino compareçam rotineiramente a um médico urologista a fim de prevenir futuras doenças. Exames regulares e diagnóstico precoce são muito importantes.
O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com a campanha Um Toque, Um Drible. O objetivo foi quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação.
Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.
A campanha chegou até na Times Squere, em Nova Iorque (EUA). Foi exibido um banner em um de seus principais painéis iluminados. Já em 2015, o Novembro Azul atingiu cerca de 87 milhões de pessoas em todo o Brasil.
Câncer de Próstata
A doença atinge principalmente homens acima dos 50 anos de idade e por isso homens nessa faixa etária devem realizar os exames anualmente. Além disso, homens com história de câncer na família correm mais risco, exigindo o início dos exames anuais aos 45 anos de idade.
Mas existem alguns hábitos para diminuir os riscos da doença:
- Uma dieta saudável. Rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais. Evitando gorduras, principalmente de origem animal.
- Atividade física. Ao menos 30 minutos, 5 vezes na semana.
- Controle de Peso. Evitar a obesidade e manter o peso adequado ao seu corpo.
- Diminuir o consumo de álcool. É indicado que o homem limite-se à apenas duas taças diárias.
- Não fumar. Essa é a principal regra para evitar qualquer tipo de câncer.
Com informações do portal Lado a Lado pela Vida.

