A Páscoa chegou e com ela o aumento do preço dos ovos de Páscoa. Os ovos ficaram 6,78% mais caros em comparação com o mesmo período de 2013, superando a inflação acumulada entre abril de 2013 e março deste ano. Os dados são de uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas.
De acordo com a Fundação, a elevação no valor dos ovos de Páscoa em 2014 foi por influência da alta do preço do açúcar, cacau e do leite. Ainda segundo a FGV, das sete capitais pesquisadas, o preço do ovo de Páscoa subiu mais em Porto Alegre (7,70%), seguida de Belo Horizonte (7,57%). No sentido inverso, as cidades que apresentaram menor crescimento de preço no produto foram Salvador (6,25%) e Brasília (6,31%). Nas demais capitais, o incremento alcançou 6,99% (Recife); 6,51% (São Paulo); e 6,35% (Rio de Janeiro).
Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, cerca de 40% do valor de um ovo corresponde a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o que acaba elevando ainda mais o valor dos ovos de Páscoa.
Na média nacional, o produto que registrou a maior alta em comparação à Páscoa de 2013 foi o ovo de 50 gramas (7,76%).



