Com o objetivo de incentivar a reciclagem sustentável do lixo no ambiente escolar, o deputado federal Felipe Bornier (PROS-RJ) apresentou o Projeto de Lei 5860/2016 que obriga as escolas públicas e privadas de todo o País a instalarem lixeiras seletivas para a coleta do lixo.
O deputado que tem colocado em discussão na Câmara as questões ambientais destacou que a proposta contribui para a formação de uma consciência sustentável desde a educação básica.
“A reciclagem, além de preservar o meio ambiente, gera riquezas, pois é fonte de renda para muitas famílias. Entender essa necessidade desde cedo contribui para a formação de uma consciência sustentável nas crianças e adolescentes, e isso é muito positivo não só para o País, mas para o Planeta”, ressaltou Felipe Bornier.
De acordo com o projeto, as lixeiras serão instaladas de forma gradativa, em número suficiente para receber os detritos e separadas por categorias, como: plásticos, vidros, papeis e outros materiais.
O projeto também permite a venda do lixo reciclado pelas escolas e determina a participação das Secretarias Municipais de Educação e do Distrito Federal no processo, que poderão firmar convênios com entidade públicas, organizações não-governamentais e cooperativas de catadores para a implantação das lixeiras seletivas.
A proposta está em tramitação na Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados.
Fonte: ASCOM Felipe Bornier.

