A Frente Parlamentar em Defesa do Motociclista é uma proposição do deputado federal Ronaldo Fonseca (PROS-DF) que contou com apoio de federações de motociclismo e da Confederação Brasileira Motociclismo (CBM). “Já faz mais de um ano que estamos falando sobre a implantação dessa Frente Parlamentar. Em audiência com a CBM, repassamos para todas as federações intermediarem junto aos parlamentares a coleta de assinaturas para conseguir o número necessário. É uma iniciativa muito boa e agora se tornará realidade”, conta o presidente da FMDF (Federação de Motociclismo do DF), Carlos Senise.
A Frente Parlamentar irá atuar no motociclismo como um todo, desde a relação do motociclista com o trânsito à prática esportiva. O espaço será ideal para a apresentação de necessidades do grupo, realização de cursos de defesa defensiva para diminuir o número de acidentes e investir na organização de eventos.
Algumas propostas devem beneficiar o esporte, como por exemplo:
– A destinação de um % (percentual) do valor das multas para às Federações de Motociclismo e automobilismo. Este recurso deverá ser destinado a programação de formação de condutores em cursos e track day’s nos autódromos;
– Criar um P&D (Programa de Desenvolvimento) junto aos fabricantes (montadoras) para reinvestimentos no esporte a motor. Formação de pilotos, mecânicos e engenheiros;
– Uma ação conjunta de todos os atores do segmento de esporte a motor para campanhas de prevenção de acidentes de trânsito no Brasil, bem como a utilização dos equipamentos de segurança.


