O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PROS/CE), anunciou, nesta terça-feira, que foi homologada a licitação para a contratação de 492 novas vagas de táxi. A partir desta quarta-feira, os vencedores começarão a ser chamados para que possam fazer o emplacamento e vistoria (aqueles que já realizaram a compra dos veículos dentro dos parâmetros exigidos no edital de licitação). Os demais taxistas serão chamados para que possam adquirir os veículos.
“A previsão é que dentro de 30 dias já tenhamos todos esses táxis rodando nas ruas de Fortaleza”, garantiu o prefeito que, nesta terça-feira, fez reunião com representantes dos taxistas. Na ocasião, tratou de operação contra os taxis piratas, o que foi alvo de protesto da categoria nessa segunda-feira.
A ação, que contará com a parceria da Polícia Civil, será realizada por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). O delegado geral da Polícia Civil do Estado, Andrade Júnior, representantes do Sindicato dos Taxistas (Sinditáxi) e demais órgãos municipais estavam na reunião.
O prefeito anunciou o envio de proposta à Câmara Municipal para aumentar a multa para que for flagrado conduzindo táxi clandestino. Atualmente, o valor é de R$ 688. Outras duas ações anunciadas durante a reunião são a atuação imediata da Seuma na retirada de placas e cartazes espalhados pela cidade que oferecem este serviço ilegal; assim como a ampliação da fiscalização da AMC para identificar e verificar a documentação dos veículos suspeitos de estarem operando ilegalmente.
Para o presidente do Sinditáxi, Vicente de Paula Oliveira, o anúncio do combate ostensivo aos táxis piratas é extremamente positivo.


